Continuando nesse balanço que venho fazendo do ano de 2019, hoje eu resolvi revisitar os todos os livros que li (ou ouvi) no ano passado.

Como já disse aqui antes, adquiri o hábito de ler diariamente no começo de 2016. Apesar de um breve hiato onde eu relaxei, esse é o hábito que venho mantendo por mais tempo. 

Ler é uma ótima atividade para sua saúde mental. Existem diversas pesquisas que comprovam que ler aumenta as suas conexões neurais, fazendo seu cérebro funcionar melhor. 

Ler diariamente também te ajuda a escrever melhor, te dá mais repertório, melhora sua capacidade de escrever. Por consequência, ao ler todo dia você melhora sua capacidade de se comunicar. 

Mas, o mais importante de tudo, é que ler todo dia te faz uma pessoa menos burra.

Enfim… neste post eu quero compartilhar os melhores livros que li em 2019 e que recomendo fortemente que você leia também. Mas antes, quero falar um pouco dos números.

Estatísticas do hábito

De 2016 pra cá foram 101 livros. Nesse número existem livros que não terminei, existem livros que foram ouvidos como audiobook, existem livros que foram lidos mais de uma vez. A maioria foram livros de negócios ou de não-ficção, mas também tem livro de ficção aí no meio.

Em 2019 foram 27 livros. Destes, não terminei 4. Não me lembro exatamente o motivo, mas, provavelmente, porque os considerei chatos. Dos que finalizei, um foi em formato de audiobook (já gostei muito desse formato, mas hoje prefiro podcasts) e 4 foram em inglês (recorro ao inglês quando não há alternativa, mas pretendo mudar isso).

Eu catalogo os livros que leio e sempre atribuo uma nota, logo quando acabo de ler. As notas variam de 1 a 5, sendo 1 muito ruim e 5 muito bom. No ano pasado, foram 6 os livros que tiveram nota 5. 

E são esses livros que irei indicar aqui…

12 Regras para a Vida – Jordan B. Peterson

Peterson é um gênio! Ele ficou famoso por militar a favor da liberdade de expressão ao, publicamente, se posicionar contra uma lei autoritária proposta pelo governo canadense. Com isso, acabou enfrentando grande parte da ala progressista mundial, que o alçou à fama.

Mas não se engane, o ouro do Peterson não está em suas posições políticas, mas sim em suas ideias, estudos e ensinamentos sobre psicologia, filosofia e amadurecimento. E a prova disso está em seu livro “12 Regras para a Vida”.

Com as 12 regras, Peterson trás um guia prático de amadurecimento, de forma muito divertida, simples e palatável. Entre as explicações de cada regra, ele conta casos de sua própria vida e da vida de conhecidos, que acaba nos entretendo e, principalmente, nos ajuda a internalizar e assimilar cada regra.

Com certeza trata-se de uma leitura obrigatória para todos que desejam amadurecer e se desenvolver como ser humano. Revisitarei este livro em breve.

DotCom Secrets – Russell Brunson

Russell Brunson é um marqueteiro americano que se, ao longo dos anos, se especializou em vender através da internet. Ao longo de 10 anos ele passou por diversos tipos de mercado, vendendo tipos diferentes de produtos. Este livro é a consolidação de toda sua bagagem profissional.

Eu venho estudando sobre marketing há algum tempo. 2019 foi o ano que eu finalmente consegui colocar em prática o que vinha aprendendo e consegui obter algum sucesso. Muito disso eu devo a este livro.

Claro, é um livro de um marqueteiro, então percebe-se que o objetivo é vender seu produto, o Clickfunnels. Mas foi justamente por isso que eu gostei tanto deste livro. O conteúdo dele é de tanta qualidade, tão prático e tão simples que o ato de vender se torna imperceptível. 

Inclusive é nesse tipo de marketing que eu acredito. O marketing que foca em produção de bons conteúdos que geram tanto valor a sua audiência a ponto de você se tornar um promotor do produto (do autor ou da marca). Inclusive promovê-lo é o que estou fazendo neste momento.

Além disso, por mais que não pareça, este livro tem grande valor para nós programadores. Nos dias de hoje, onde cada vez mais nosso mercado vem se “startupizando”, entender como funciona um processo de marketing digital é fundamental para nos tornarmos profissionais mais completos.

As seis lições – Ludwig von Mises

Mises é, talvez, o autor mais importante sobre o liberalismo econômico moderno. Um dos motivos disto é porque ele é um dos poucos economistas que conseguem expressar suas ideias de uma forma que nós, cidadãos médios, possamos entender.

As seis lições é um livro que reúne a transcrição de seis palestras que o economista ministrou na Universidade de Buenos Aires. Nestas aulas, são introduzidos com clareza temas como capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação e macroeconomia, pela melhor ótica possível: a do indivíduo.

Acredito que este livro é leitura obrigatória para quem deseja empreender, seja abrindo seu negócio, seja trabalhando para alguém. Entendendo os princípios básicos sobre mercado você acabará entendendo como funciona o mundo atualmente e, por consequência, a importância de gerar valor ao próximo.

Antifrágil – Nassim Nicholas Taleb

Taleb carrega todas as características do meu estilo preferido de autor. Ele é polêmico, sem papas na língua e possui ideias que contrariam o senso comum. É aquele tipo de autor que instiga a leitura de toda sua obra. 

Trata-se de um estatístico (e porque não filósofo?) que fez fortuna no mercado financeiro baseando-se no tema que dedica a sua vida: imprevisibilidade.

Para mim, o ensinamento mais importante deste livro é o fato de que não temos controle algum sobre os rumos que nossa vida pode tomar. Diante disso, o autor cria a terminologia Antifrágil, que, segundo o próprio, trata-se de “eventos que se beneficiam com situações caóticas”. 

Através de muita teoria empirista e muitos exemplos práticos da vida real, Taleb nos ensina como nos posicionar na vida de modo que possamos extrair o que há de melhor de uma situação, seja ela positiva, seja neutra, seja negativa.

Este é outro livro que, com certeza, revisitarei em breve. Recomendo muito para você que está interessado em desenrolar a vida de uma forma estratégica. Pele em jogo e opcionalidade são exemplos de conceitos apresentados no livro, que te tornarão um ser humano muito mais antifrágil.

Ego is the Enemy – Ryan Holiday

Ryan Holiday é outro marqueteiro muito aclamado pelo seu famoso (e não tão interessante, segundo minha própria avaliação) livro “Acredite, Estou Mentindo”. Neste livro ele conta, com exemplos práticos, como ele manipulava a mídia para ganhar exposição e publicidade gratuita através de polêmicas premeditadas.

Descrição pouco interessante, certo? Acontece que Ryan foi se tornando, ao longo do tempo, grande estudioso da filosofia estóica. Sua obra foi rumando para essa direção: muito mais filosófica, mas, ao mesmo tempo simples e prática.

Este livro é exemplo disso. Aqui, o autor mostra através de alguns ensinamentos e diversos exemplos práticos como o nosso ego sempre acaba jogando contra nós mesmos. O livro é pequeno, mas intenso. É uma sucessão de tapas na cara.

Particularmente, acho que o ego têm sem seu valor e, quando bem utilizado, torna-se um grande propulsor para nos alavancar em várias áreas da vida. Portanto, não acho sempre seja nosso inimigo. 

Só qu, via de regra, nosso ego não é bem utilizado. Portanto, seguindo por toda a linha deste post, considero esse livro obrigatório para quem deseja ser um ser humano melhor.

A coragem de não Agradar – Ichiro Kishimi

Por fim, termino com um livro em que o autor não seja necessariamente um grande pensador. Aqui, o autor não desenvolveu uma teoria, mas sim pegou uma teoria existente e a colocou de forma tão simples, que até uma criança conseguiria ler e entender.

Indicação do meu amigo Lucas Cezimbra, o livro é todo em formato de perguntas e respostas. As perguntas são feitas por um jovem desiludido e as respostas são dadas por um filósofo que acreditava que o mundo era simples e a felicidade estava ao alcance de todos. 

O autor usa este formato lúdico para ensinar de forma simples e muito efetiva os ensinamentos de Alfred Adler, um dos mais importantes psicólogos modernos.

De novo, falo de uma leitura obrigatória para todos que desejam se desenvolver como seres humanos. Conceitos simples e contra-intuitivos que batem na nossa cara e nos ensinam sobre amadurecimento e postura de vida. Sempre que posso, presenteio alguém com este livro.

BÔNUS: Lista de todos os livros que li em 2019

Abaixo segue a lista de todos os livros que eu li em 2019, junto com suas notas. Sinta-se a vontade para se inspirar.

  • Se não fosse o Cabral: A máfia que destruiu o Rio e assalta o país. Finalizado. Nota 4
  • 12 regras para a Vida. Finalizado. Nota 5
  • O Dono do Morro. Finalizado. Nota 3
  • DotCom Secrets: The Underground Playbook for Growing Your Company Online. Finalizado. Nota 5
  • A anatomia do Estado. Finalizado. Nota 3
  • As seis lições – Mises. Finalizado. Nota 5
  • What I Learned Losing a Million Dollars -‎ Jim Paul,‎ Brendan Moynihan . Finalizado. Nota 2
  • Ponto De Inflexão – Flávio Augusto Da Silva. Finalizado. Nota 4
  • Scar Tissue – Anthony Kiedis. Finalizado. Nota 4
  • Livre para escolher- Milton Friedman. Finalizado. Nota 4
  • Do Zero Ao Milhão – Carlos Wizard. Finalizado. Nota 3
  • Anti-frágil – Taleb. Finalizado. Nota 5
  • Como fazer amigos e influenciar pessoas. Finalizado. Nota 3
  • O caminho para servidão – Hayek. Abandonado.
  • Ego is the enemy – Ryan holiday. Finalizado. Nota 5
  • Essencialismo: A disciplinada busca por menos – Greg McKeown. Finalizado. Nota 3
  • A coragem de não agradar – Ichiro Kishimi. Finalizado. Nota 5
  • Capital Erótico. Finalizado. Nota 3
  • Clean Code. Finalizado. Nota 3
  • Nome aos Bois. Abandonado.
  • Não tenha medo de ser chefe. Abandonado.
  • Em busca de sentido – Viktor Frankl. Finalizado. Nota 4
  • Tribos: Nós Precisamos que Vocês Nos Liderem – Seth Godin. Finalizado. Nota 3
  • Podres de Mimados – As consequências do sentimentalismo tóxico – Theodore Dalrymple. Finalizado. Nota 4
  • The Product Book: How to Become a Great Product Manager – Product School. Abandonado.
  • The Writer’s Process: Getting Your Brain in Gear Paperback – Anne Janzer . Finalizado. Nota 4
  • Nada Easy – Tallis Gomes. Finalizado. Nota 3

Lembrando que não há uma ordem de preferência, as listas acima estão em ordem cronológica de leitura. 

E aí, o que você achou das indicações? Tem algum livro que também mudou sua vida? Deixa aqui nos comentários e vamos trocar figurinha.

Abraços