Já sabemos que o diabo domina a grande maioria dos seres humanos. Entretanto, aprendemos como reestabelecer o controle de nossa mente e ter a capacidade de figurar no seleto grupo de 2% de pessoas que pensam com suas próprias mentes e não são dominadas pelo diabo.
Que tal, agora, sintetizar os ensinamentos em passos básicos e práticos para que a gente possa ter sucesso em nossas vidas?
No post de hoje eu vou te apresentar os sete princípios, segundo Napoleon Hill (ou o próprio diabo, como queira), para alcançar o sucesso em todos os âmbitos de sua vida.
Primeiro princípio: Tenha um propósito muito bem definido
Esta é a primeira dica que o diabo nos dá. Para TUDO na vida é preciso ter um propósito muito bem definido. Desde os nossos maiores sonhos até ao nosso dia a dia.
Como eu já disse em diversos outros posts, ter metas muito bem definidas é o que diferencia os meninos dos homens. Mas essa dica não vale só para metas, de uma forma geral.
O seu dia deve ter um propósito muito bem definido. A sua semana deve ter um propósito muito bem definido. O mês, o ano, os próximos 5 anos, a décadas, a vida!
Segundo princípio: Seja Disciplinado
Com seus propósitos e metas muito bem definidos, chega a hora de partir para a execução. E você só conseguirá executar o que planejar caso tenha disciplina.
Um dos meus mentores, Filipe Adam, compartilhou conosco outro dia seu plano de metas para 2020. Ele colocou em uma página suas metas pessoais e profissionais. Ele imprimiu essa página e colocou na sua mesa, para que possa enxergar suas metas todos os dias.
Nessa página, ele colocou também frases para se refletir. Delas, duas me chamaram atenção e refletem exatamente a importância deste passo:
“Disciplina é escolher entre o que você quer agora e o que você mais quer”
“Não precisamos ser mais espertos que os outros, apenas mais disciplinados”
Terceiro princípio: Aceite os erros como formas de aprendizado
O brasileiro (ou até mesmo o ser humano, de forma geral) tem o péssimo hábito de abominar o erro. Isso é um comportamento nocivo, pois só erra quem tenta acertar.
Enxergar o erro como parte do processo é fundamental para atingir seu sucesso. Claro, devemos sim abominar erros repetidos, mas os erros novos simplesmente não temos como prever. Para viver uma vida plena e atingir nossos propósitos é necessário tomar risco. E, infelizmente, não podemos acertar sempre.
Portanto, entenda que errar é uma das formas (mais eficazes, inclusive) de aprender.
Quarto princípio: Cerque-se de pessoas que sejam influências boas
O ambiente em que você vive no seu dia a dia influencia diretamente a sua formação. Essa regra vale desde o momento em que você é um bebê até a sua velhice. A mentalidade é algo contagiante, e nós tendemos a “pegar” isso das pessoas com quem mais convivemos.
Isso explica, por exemplo, porque muitos filhos possuem gênios e modos de comportamentos muito parecidos com o de seus pais. Ou então, porque a maioria das famílias pobres continuam pobres, enquanto famílias ricas continuam ricas.
Trata-se daquela velha máxima: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”.
Quinto princípio: Deixe o tempo agir
“A maioria das pessoas superestima o que podem fazer em um ano e subestimam o que podem fazer em dez anos”. Ouvi essa frase pela primeira vez da boca do Ícaro de Carvalho, e, segundo ele, foi dita pelo Bill Gates.
Quantos livros você consegue ler em 30 minutos? Provavelmente nenhum. Agora, quantos livros você consegue ler com 30 minutos por dia durante um ano inteiro? Uns 20, no mínimo.
Transfira esse conceito para o sucesso: 1 pequeno avanço diário rumo a seus objetivos resultam, ao final de um ano, em 365 avanços.
Sexto princípio: Tenha harmonia para você equilibrar os aspectos mentais, espirituais e físicos da sua vida
“Não existe sucesso profissional que justifique um fracasso pessoal”. Acredito ter ouvido esta frase do Flávio Augusto.
De que vale trabalhar 12 horas por dia, ganhar um milhão ao ano, e não ver seus filhos crescerem? Não nutrir sua relação com sua esposa/marido, seus filhos, seus pais e seus amigos?
De que adianta ganhar milhões e morrer de infarto com 40 anos? Tudo porque você “não tinha tempo” para se exercitar e comer bem.
A vida necessita de equilíbrio físico, mental e espiritual. Devemos alimentar constantemente nosso corpo, nossa mente e nossa alma. Se um destes pilares é negligenciado, todo o resto sentirá.
Pode ser em um ano, pode ser em 10 anos, mas a conta um dia chega.
Sétimo princípio: Tenha cautela
Segundo a definição do dicionário, cautela é a precaução e o cuidado na forma de proceder ou agir. Em resumo, agir com cautela significa pensar antes de agir.
Ser cauteloso é totalmente diferente de ser medroso. O medroso paralisa quando enfrenta o risco, levando em consideração apenas seu sentimento: o medo. Já o cauteloso muitas vezes sente o medo, mas, com base na razão, toma sua decisão. Quando o cauteloso decide ir, ele vai, mesmo com medo.
E, lembre-se: para conseguir pensar antes de tomar decisões, primeiro é preciso não ser um alienado.
Conclusão
Como venho dizendo desde o começo desta série de posts, este livro foi um dos mais importantes que li na minha vida. Trata-se de uma verdadeira aula sobre psicologia e mentalidade.
Nesta busca por conhecimento que venho travando ao longo dos últimos anos, eu já vinha intuindo quase todos os conceitos apresentados neste livro. Foi um presente ter encontrado uma obra com todos estes ensinamentos reunidos e explicados de forma simples, prática e divertida.
Fiquei tão grato ao ter me deparado com este livro que me senti na obrigação de compartilhar isso com o resto do mundo. Esta série de quatro posts são o resultado desse sentimento.
Espero, do fundo do meu coração, que eu tenha te instigado a ler este livro. E, caso você leia, espero também do fundo do meu coração que você aplique estes ensinamentos no seu dia a dia. Com certeza você será um ser humano melhor!