Semana passada eu falei sobre trabalho remoto. Contei toda a minha história com essa forma de trabalho. No final, eu elenquei algumas premissas que eu acredito serem importantes para conseguir trabalhar com qualidade, e assim, conseguir trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Hoje eu vou falar um pouco mais sobre a premissa que, de todas, eu acho a mais importante: Disciplina.

Porque a disciplina é tão importante?

Disciplina significa trabalhar mais?

Como disse no post passado, eu trabalho de forma remota há 6 anos. Desses seis, os últimos dois eu venho sempre estudando e testando formas de melhorar meu desempenho para trabalhar melhor. 

Primeiro de tudo, é importante deixar claro uma coisa: trabalhar melhor é diferente de trabalhar mais. O meu objetivo nunca foi trabalhar mais. Muito pelo contrário, eu sempre quis trabalhar menos. 

Me lembro, inclusive, de um fato muito engraçado da minha vida que remete a esse objetivo. Há uns 4 anos atrás eu li o livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”, do genial Tim Ferriss. Eu já trabalhava de forma remota, e justamente em uma época que trabalho remoto era algo bem menos comum do que nos dias atuais. 

Eu já tinha fama de vagabundo entre meus amigos porque todos imaginavam que, pelo fato de eu trabalhar de casa, na verdade eu não trabalhava (eles tinham certa razão rs). Então, eu fiz um post no Instagram com uma foto da capa do livro. 

Todos já achavam que eu não trabalhava e eu ainda posto a foto de um livro que me ensina a trabalhar somente 4h por semana? Pronto, minha fama estava consolidada! Até hoje meus amigos me chamam de vagabundo e dizem que eu só trabalho quatro horas por semana. Claro, tudo uma grande e saudável brincadeira.

Enfim, voltando ao tema, trabalhar melhor é um termo muito genérico e abrangente. O que significa, na prática, trabalhar melhor? Na minha concepção, trabalhar melhor significa gerar mais valor. 

Não mudou muita coisa né? Gerar valor também é algo bastante abrangente. Então vamos nos aprofundar mais. Como eu, Moacir, gero valor? Eu gero valor resolvendo os problemas dos meus clientes usando tecnologia como meio. Essa é a minha especialidade. É isso que eu vendo.

Qualidade x Quantidade

Bom… Eu quero trabalhar melhor e isso significa gerar mais valor. Partindo desta premissa, eu enxergo duas formas de gerar mais valor. 

A primeira forma é gerar valor mais rápido, assim eu gero uma maior quantidade de valor em um mesmo período de tempo. A segunda forma é gerar a mesma quantidade de valor e aumentar o período de tempo que eu passo gerando valor.

Perceba que, basicamente, temos duas variáveis: qualidade e quantidade.

Como gerar valor com mais qualidade? Depois de algum estudando e refletindo sobre isso, contando ainda com a ajuda do meu amigo amigo Henrique Bastos, eu entendi que gerar valor com qualidade se trata muito mais de uma questão de mentalidade. 

O seu foco deve ser sempre solucionar a maior parte do problema do seu cliente da forma mais simples possível. Se grande parte do problema pode ser resolvido por uma planilha de excel, porque desenvolver um sistema para isso? Aqui estamos falando de eficácia.

Melhorar a qualidade do valor que você gera se assemelha muito mais a uma postura de analisar o passado e tomar decisões empíricas. É muito mais uma arte do que uma ciência.

Agora vamos a segunda variável. Como aumentar a quantidade de valor gerado? Ao lidarmos com diversas situações ao longo de nossa carreira, vamos nos deparando com os mais diversos tipos de situações. Essas situações nos aumentam nossa experiência. Com o tempo, começamos a identificar certos padrões de problemas que se resolvem mais ou menos de forma semelhante. 

Dessas experiências surgem, por exemplo, os frameworks. O Django é fruto de uma padronização de processos que se repetem na resolução de diversos problemas distintos. O problema é diferente, mas a solução é parecida.

Este é um cenário onde nós já conhecemos o caminho. Já dominamos o processo. Então, basta repetirmos o processo, e assim aumentamos a quantidade de valor gerado. Aqui estamos falando de eficiência.

Tá, e a disciplina?

A disciplina se aplica aos dois casos. Para trabalharmos com mais qualidade, devemos ter a disciplina de sempre orientar nosso pensamento para a resolução de problemas, e não para o desenvolvimento de tecnologia. A tecnologia é um meio, e não um fim.

Mas essa é a disciplina “fácil” de ser aplicada. O foco desse post é a disciplina difícil de ser colocada em prática. Estou falando de sentar a bunda na cadeira e fazer o que precisa ser feito, mesmo quando você não quer fazer isso.

Nós só dominamos um processo depois de repetí-lo diversas e diversas vezes. Como repetir a maior quantidade de vezes no menor tempo possível? Com disciplina, e não com motivação. 

Se você depender da sua motivação para isso, você vai demorar muito, porque nós não estamos motivados a todo tempo. Isso não é um problema seu, em específico, mas sim da nossa espécie. Ao depender de motivação, você depende do seu estado emocional. Já ao depender da disciplina, não.

E além disso, paradoxalmente, ao começar a agir você trás a sua mente para o seu momento presente e acaba criando o estado emocional necessário.

Ter disciplina é ter controle sobre a sua mente.

Você acha que um atleta de ponta acorda motivado todo dia para treinar (e sofrer) durante 8h seguidas? É claro que não. Mas mesmo assim ele faz, porque precisa ser feito!

Trazendo disciplina para a sua vida você vai gerar mais valor, tanto em qualidade quanto em quantidade.

Você concorda? Deixe sua opinião aqui nos comentários.