Durante os últimos 8 anos a equipe do site StackOverflow faz uma pesquisa muito detalhada sobre o mercado de desenvolvimento mundial. Para quem não conhece, O StackOverflow é o maior site de perguntas e respostas sobre programação e tecnologia do mundo. A pesquisa deste ano acabou de sair e contou com mais de 100.000 participantes espalhados por todo o mundo. A pesquisa é bem abrangente e aborda diversos assuntos que foram divididos em 5 categorias principais: Perfil do desenvolvedor, Tecnologias, Trabalho, Comunidade e Metodologia.

Python, a linguagem mais procurada

Em relação a tecnologia, fiquei muito feliz em saber que Python é a linguagem que todos querem aprender. Estamos ostentando esta posição pelo segundo ano consecutivo! Trata-se também da 3a. linguagem mais amada pelos desenvolvedores participantes e nem chegou a dar as caras no ranking de linguagens que os desenvolvedores não gostariam, mas precisam lidar em seu dia-a-dia de trabalho.

Além disso, vemos que o Django figura entre os 10 frameworks mais amados por desenvolvedores, ocupando a 8a. posição. Ostenta também a 6a. posição como framework mais procurado, tendo em sua frente apenas tecnologias que estão em hype ou que são novidade, como React, TensorFlow ou .NET Core.

Ao ler os insights da pesquisa acabei caindo em um post publicado no blog da própria StackOverflow no ano passado que comentava o incrível crescimento do Python nos últimos anos. Neste post temos vários dados interessantes, como o crescimento em mais de 200% nos últimos 5 anos do Python em relação a outras linguagens fortes de mercado, como PHP, Java e C#.

Quais conclusões tirar?

Python é uma das linguagens mais fortes e com um vasto mercado

Nos últimos 5-7 anos nós vimos um crescimento muito forte de diversas novas tecnologias para trabalharmos com desenvolvimento web. Porém, de uns 2 anos para cá a análise de dados vem tomando proporções gigantes e assumindo o protagonismo no crescimento de empresas e negócios. Cargos que envolvem análise de dados cresceram de 1,6% para quase 16% em dois anos. Estamos falando de um crescimento de 1.000%!

Quando falamos de áreas tecnológicas que lidam com dados, estamos falando de Python! É praticamente unânime a utilização de Python neste mercado. Não tenho dúvidas sobre o motivo: Python é uma linguagem absurdamente fácil de se aprender e um ecossistema super vasto e plural. Além disso temos sua principal característica: Temos uma comunidade gigante e MUITO engajada. Somos a terceira linguagem mais amada de 2018!

Por ser a linguagem principal de Data Science, que é um dos temas mais em alta nos últimos tempos, o mercado para esta área está muito aquecido.

Django continua sendo um framework sólido, estável e com mercado

O desenvolvimento para WEB vem se revolucionando nos últimos tempos. Em pouco tempo tivemos diversas tecnologias invadindo o mercado. O mercado de frontend se expandiu de forma exponencial. A forma de se desenvolver backend mudou. Os monolitos do passado foram dando espaço aos micro-serviços. Diante deste cenário que o Django foi sumindo do mapa do desenvolvimento Web. Nas pesquisas de 2016 e 2017 praticamente nem foi citado.

Entretanto, em 2018 temos um cenário diferente. O Django aparece como a 6a. ferramenta mais utilizada. Estamos falando de um projeto com 13 anos de idade disputando somente com tecnologias novas (a excessão do Spring, que se reinventou e voltou pra briga). Enxergo este renascimento fortemente baseado em dois pontos:

O primeiro motivo é que o Python, como visto, vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Esse crescimento da linguagem acaba impulsionando todo o ecossistema. O segundo motivo trata-se mais de uma impressão do que um fato. Houve muito modismo em torno de algumas tecnologias e arquiteturas. Estas tecnologias foram criadas para resolver determinados problemas, não todos os os problemas. Não são bala de prata. Toda escolha tecnológica tem um custo, seja de tempo, de dinheiro, de servidores, de profissionais capacitados, enfim. Creio que agora, depois de um certo tempo, estes custos começaram a aparecer. Diante disso, o Django, como uma tecnologia sólida e ao mesmo tempo super simples de ser implementada/aprendida, acaba retomando seu espaço (o mesmo vale para o Spring).

Enfim, se você é programador iniciante, olhe para o Python com bons olhos e entenda que trata-se de uma tecnologia simples, fácil de aprender, possui um vasto mercado e uma comunidade extraordinária. Leve estes dados em consideração nos seus estudos e na construção/consolidação da sua carreira.

Se você é um programador experiente e ainda não utiliza a linguagem, olhe para o Python com bons olhos e entenda que trata-se de uma tecnologia simples, fácil de aprender, possui um vasto mercado e uma comunidade extraordináriaLeve estes dados em consideração caso tenha a intenção de se tornar um profissional mais completo, atualizado e com oportunidades de mexer com coisa nova, legal e que dê dinheiro.

E você, o que achou dos números da pesquisa e da minha análise? Concorda, discorda? Deixe seu comentário aí embaixo e vamos debater!

Um forte abraço!

Moacir

Outras referências:

  • https://insights.stackoverflow.com/survey/2017
  • https://insights.stackoverflow.com/survey/2016

 

Se você gostou do conteúdo e deseja receber mais informações como estas, além de ser avisado quando houver novos posts no blog, se inscreva na minha newsletter!