Quantas vezes você já ouviu a expressão “Às vezes, o barato sai caro”?

Por que a grande maioria das pessoas preferem pagar 3x, 4x mais em um tênis da Nike ao invés de um tênis sem marca?

Por que muitas pessoas preferem pagar MUITO mais caro para fazer a manutenção dos seus carros em uma concessionária ao invés de levar no mecânico do bairro?

A resposta é simples: Credibilidade.

O que é credibilidade?

Segundo o Google, credibilidade é um “atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade”.

Traduzindo para o português: Credibilidade é a característica de quem é confiável. Pessoas (e marcas) que possuem credibilidade são pessoas em quem nós confiamos.

Mas por que nos cónfiamos na Nike, ou na concessionária? Por que essas marcas possuem credilibidade?

São vários os motivos, mas, basicamente, porque essas marcas investem milhões com o objetivo de deixarem seus clientes satisfeitos (e fazê-los perceber isso também).

Qual a diferença entre a Disney e do parquinho da esquina? Qual a diferença do Starbucks e do café que você mesmo faz na sua cafeteira?

Experiência.

Ao visitar a Disney você vive uma experiência mágica, ao ser atendido no Starbucks você vive uma experiência de inclusão, de cuidado, você sente que aqueles atendentes se importam com você.

Em todos os casos, Nike, Starbucks, concessionária, Disney, você está procurando uma empresa para te atender, e essas empresas te atendem de uma forma que você se sente completamente satisfeito. 

Elas geram valor para o seu cliente!

Você é uma pessoa com credibilidade?

Eu tenho uma boa e uma má notícia pra te dar.

A boa notícia é: é simples conquistar sua credibilidade!

A má notícia é: é fácil perder a sua credibilidade!

Faça uma rápida busca em sua memória: Quantas pessoas você conhece que possuem credibilidade? São poucas, certo?

Você pode estar se perguntando: “Ué, mas se é simples, porque poucas pessoas possuem?”. Eu falei que era simples, não que era fácil. São poucas pessoas porque a credibilidade leva tempo e disciplina para ser conquistada.

A credibilidade dessas pessoas foi moldada por anos de resultados sólidos. Percebeu que eu não disse trabalho, eu disse resultado? Isso porque não é o trabalho que trás a credibilidade, e sim o resultado deste trabalho.

Em poucas palavras: Resultado é o valor que o trabalho gera.

Anos de geração de valor requerem muita disciplina. Disciplina não para fazer seu trabalho, mas para não cair nas ciladas do ego. 

Você só consegue gerar valor para outra pessoa quando você GENUINAMENTE está pensando em servir. A credibilidade é consequência.

Se você vacila e deixa o ego tomar conta, você para de olhar pro outro e passa a olhar para si. São nesses momentos que a credibilidade se perde. Por isso que é fácil perder a credibilidade: anos de um trabalho bem feito se perdem em apenas um deslize.

Como conquistar credibilidade

A receita para conquistar a credibilidade é simples: Não foque em conquistar credibilidade.

Parece contra-intuitivo, mas eu vou te explicar. Ao buscar credibilidade, você está caindo na primeira armadilha, que é pensar em você. Seu ego está em ação.

Para conquistar sua credibilidade você deve se preocupar somente com uma coisa: Geração de valor.

Se preocupe genuinamente com o próximo, seja ele um cliente, um chefe, um colega, um conhecido, um desconhecido, um amigo ou um familiar. Foque em ajudá-lo, em resolver o problema dele. Em gerar valor para ele. 

Isso se chama servir.

A partir do momento que você tomar como objetivo da sua vida servir o maior número de pessoas, por consequência você conquistará a sua credibilidade (e dinheiro, sucesso, realização pessoal, e etc).