Há alguns posts atrás eu resolvi falar sobre trabalho remoto. Sem querer, este post deu uma guinada em um tipo de conteúdo que não é relacionado diretamente a programação, mas sim muito mais voltado a desenvolvimento pessoal e, consequentemente, melhora na qualidade de trabalho.

Para minha surpresa, a galera que me acompanha está gostando bastante do tema. Como este é um tema que me interessa muito, resolvi dar continuidade. 

No post passado eu comecei a falar sobre a importância de ter uma mentalidade direcionada para o sucesso. O primeiro tipo de mentalidade que citei foi a mentalidade de crescimento. Hoje quero falar sobre mentalidade de abundância.

O que é abundância? E escassez? 

Vamos começar pelo começo. O que significa abundância? Abundância significa excesso, significa que exista mais do que o necessário para suprir a necessidade de todas as pessoas.

Por consequência, escassez significa o oposto. Algo que não existe em quantidade suficiente para suprir as necessidades de todos os envolvidos. 

Ambos são termos muito utilizados em economia e são a base de teorias como Lei da Oferta e da Procura, por exemplo.

Sim, como disse no texto anterior, a prosperidade financeira é um dos pilares para você atingir o sucesso. Mas o meu objetivo aqui não é falar simplesmente do lado econômico. Ainda existem outros pilares, como, por exemplo, saúde, relacionamentos, conhecimento e sabedoria.

O meu objetivo hoje é destrinchar o conceito de abundância, e, principalmente, falar sobre a aplicação desse conceito em alguns pontos da vida em que nem percebemos, mas, muitas vezes, por pensarmos com uma mentalidade de escassez, acabamos nos prejudicando e não aproveitando todo nosso potencial.

Tem pizza para todo mundo?

Imagine uma pizza dividida em 8 pedaços. Se você comer 1 pedaço, sobrariam outros 7 pedaços para as outras pessoas, certo? Se você comer 2 pedaços, sobrariam 6. Ou seja, quanto mais você comer, menos outras pessoas irão comer. Faz sentido?

Pensar desta forma é pensar pela mentalidade de escassez. Pessoas que pensam assim enxergam que, para que elas ganhem algo, outras pessoas precisa perder. Essas pessoas enxergam o mundo como um jogo de soma zero. E isso vale para tudo na vida, pois se trata de um pensamento binário: ou você enxerga o mundo com mentalidade de escassez, ou com mentalidade de abundância. 

Agora, me permita propor um olhar diferente: Imagine que, não importa quantos pedaços de pizza você comer, sempre haverá pizza suficiente para satisfazer todos os envolvidos. Ou seja, o fato de você “ganhar” não implica no fato de outra pessoa perder. Não se trata mais de um jogo de soma zero.

Como expliquei no artigo sobre mentalidade de crescimento, o problema é que ambas as lógicas fazem sentido. O que muda é a premissa. Como enxergar que, de fato, existe pizza suficiente pra todo mundo?

Foco no problema, e não na solução

Como você enxerga o mundo? Para você ganhar, alguém tem que perder? Ou todos podem ganhar, pois há recursos suficientes para todos?

O combustível mais utilizado no mundo continua sendo o petróleo. Estudos indicam que, em torno de 40 anos, todas as reservas de petróleo no mundo irão secar. 

Portanto, o petróleo é uma fonte escassa de energia. O petróleo é uma fonte escassa. Mas é a única fonte? E as fontes hidráulicas, eólicas, nucleares? Ou seja, o ser humano é abundante em sua capacidade de desenvolver novas fontes de energia. 

Olhando para o nosso mercado, existem linguagens que são cada vez menos utilizadas. COBOL é um ótimo exemplo. Um programador especialista em COBOL que não se atualizou e parou no tempo tem todos os motivos para enxergar o mundo pela ótica da escassez, afinal de contas a sua especialidade vem sendo cada vez menos requisitada no mercado.

Mas, pensa comigo: um programador especialista em COBOL ainda sim é um programador especialista. Claro, há sempre uma curva de aprendizado para toda nova tecnologia, mas os conceitos fundamentais de programação já foram dominados, devido a sua vasta experiência. Olhando por essa ótica, este programador possui abundância de novas oportunidades.

Percebe como é uma questão de mentalidade? Determinada solução de um problema muitas vezes será escassa, mas um problema sempre terá abundância de soluções. A evolução da espécie humana é prova disso.

Porque pensar de forma abundante?

Ao adotar a mentalidade de abundância, você passará a viver uma vida com mais valor. 

Ao invés do medo de perder seu emprego, você saberá que, caso isso aconteça, ainda sim existe uma infinidade de outras oportunidades. 

Ao invés de sempre focar no que você precisa conquistar (porque os recursos são escassos, então é preciso acumular o máximo possível), você passa a dar mais valor para o que já conquistou e, principalmente, para o que está conquistando nesse exato momento.

Ao adotar uma mentalidade de abundância, você passa a viver o hoje, ao invés de viver apenas pensando no passado e no futuro. 

Por isso eu sempre digo que precisamos focar em gerar valor ao mundo. Uma pessoa que gera valor às pessoas com quem convive sempre viverá em abundância, pois sempre haverão problemas a serem resolvidos, sempre haverá espaço para melhorias e, por consequência, sempre haverá recompensa.

Meu objetivo aqui é te convidar a uma reflexão. Você enxerga o mundo pela ótica da escassez ou pela ótica da abundância?