Sobre mim

Meu nome é Moacir Moda Neto, nome este herdado do meu pai, que por sua vez herdou do seu pai, meu avô. Atualmente, em 2018, tenho 27 anos e nasci, cresci e resido em São Paulo – SP. Sempre fui fascinado por tecnologia e criação. Tenho mais de 10 anos de experiência como desenvolvedor de software. Sou especializado em Python e Django. Já trabalhei em diversos projetos com diversos propósitos e cenários. Nos meus últimos anos eu trabalhei como freelancer autônomo para diversos clientes e atualmente sou o líder técnico da Codevance, software house que fundei no ano de 2017. Também ministro palestras, cursos in company e treinamentos sobre Python e Django.

A base da minha carreira: desenvolvimento de software

Minha experiência como desenvolvedor de softwares sempre foi voltado a internet. Meu primeiro contato com a programação veio de uma apostila em PHP que pedi para meu pai imprimir. O ano era 2005, eu tinha 14 anos, eu havia acabado de devorar a apostila e estava completamente maravilhado em entender como as coisas eram feitas no mundo da internet. O tempo passou e eu ingressei no mercado de trabalho como estagiário na área de suporte técnico da BIREME, uma instituição que usava PHP na maioria dos seus produtos. Não demorou muito para que eu largasse o suporte técnico e me tornasse desenvolvedor em 100% do meu tempo. Como desenvolvedor fui apresentado para duas ferramentas que seriam definitivas para a minha carreira ao longo dos próximos anos: Django e WordPress.

Meus primeiros anos como programador profissional foram bastante voltados ao WordPress. Depois, ela foi muito importante (ainda é) para minha carreira de freelancer. Aprendi muito com essa ferramenta: desenvolvi portais grandes e complexos, aprendi a construir temas e criar e publicar plugins, tudo isso com a minha linguagem predileta, até então, o PHP. Estava muito feliz em trabalhar com o que gostava e ganhar meu dinheirinho. Então, no meio de todo este processo de aprendizado e trabalho, o nosso então supervisor, Luciano Ramalho, nos apresentou a aquela tecnologia nova (para nós), o Python.

Quem conhece a comunidade brasileira e mundial de Python sabe da importância do Luciano para nossa comunidade. Essas pessoas entendem a sorte que eu e meus colegas tivemos ao tê-lo como colega de trabalho. Um belo dia ele aparece dizendo que iniciaria um curso de Python, ministrado toda quinta-feira, durante uma hora. O material de apoio seria um livro em inglês, o Dive Into Python 3. Imaginem eu, com algo em torno de 20 anos, mentalidade totalmente diferente da de hoje, tendo que me esforçar pra ler em inglês. Naquela época eu pensava: “Pra que eu vou aprender a falar Inglês? Não tenho a mínima pretensão de morar fora”. Como nós mudamos ao longo do tempo… Acabei tentando mesmo assim, meio que por inércia. Foi difícil pra caramba, mas acabou indo!

Depois disso, naturalmente, acabei conhecendo o Django e me envolvendo com projetos em Django dentro da instituição. O Django hoje é, sem dúvidas, a base mais sólida de toda minha carreira e onde eu mais tenho conhecimento. O resto é história…

A mudança de mindset e o início do empreendedorismo

Passados alguns anos acabei saindo da BIREME e indo trabalhar em uma empresa de segurança da informação, a Arcon. Lá, a idéia era desenvolvermos um appliance para ser comercializado no mercado de segurança. Fiquei cerca de um ano por lá e depois de um tempo senti que estava infeliz. Não via perspectiva de sucesso no projeto e me sentia preso a um emprego e um salário.

Durante meus anos como empregado sempre tive idéias mirabolantes de novos produtos e tentativas de negócio de forma paralela. Sempre fui muito interessado em criar, projetar. Inclusive, creio que acabei me encontrando na programação pois, de certa forma, trata-se do mesmo objetivo.

Nesta época em que trabalhava na Arcon não foi diferente. Eu tinha um protótipo de produto rodando em paralelo que se chamava Instaplay. Tratava-se de um serviço para eventos que em que nós imprimiamos as fotos publicadas no Instagram durante o evento e disponibilizávamos como lembrancinha aos convidados. Como estava insatisfeito, em meados de 2014 decidi me jogar de vez nela e saí do meu emprego convencional.

Como a empresa dava pouco dinheiro, eu fazia freela para complementar a renda. Fiquei nessa por um ano, me dividindo entre a paixão com a programação e a nova experiência, totalmente fascinante, de empreender. O Instaplay foi praticamente um MBA pra mim. Com ele aprendi conceitos como fluxo de caixa, criação de produtos, vendas, prospecção, marketing, networking. Foi a base para minhas novas empreitadas.

Em paralelo eu continuava com meus freelas. Cada vez mais clientes com projetos cada vez maiores. E o tempo ficando escasso. Até que em 2015, depois de um freela pontual, fui contratado como consultor na Salomão Zoppi e o resto de tempo que eu tinha foi pro espaço. O Instaplay foi ficando cada vez mais de lado. Eu adorava trabalhar na parte estratégica porém não curtia fazer o operacional. Como tinha cada vez menos tempo, não dava tanta atenção as vendas. Depois de um tempo acabei fechando a empresa de forma oficial. Mas o aprendizado ficou!

A nova fase, me tornando, de fato, um empreendedor

Depois disso acabei passando por mais algumas empresas prestando meus serviços. Em paralelo comecei a estudar muito sobre desenvolvimento pessoal. Em 2016 eu li e ouvi 50 livros. Estudei muito, acabei me tornando outra pessoa. Os freelas continuavam aumentando e eu trabalhando cada vez mais. Até que, em um momento de estafa, comecei a refletir o que estava fazendo de errado. Depois de olhar pra trás e fazer uma análise crítica, entendi que as minhas duas paixões são empreendedorismo e tecnologia. Então eu liguei os pontos e enxerguei o óbvio: por que não unir os dois?

Dessa união saiu a Codevance, uma software house especializada em desenvolvimento de software utilizando Django, Python e outras tecnologias modernas e eficientes. Além disso temos outros produtos. Nós prestamos serviço de consultoria para empresas que desejam migrar seus sistemas para Python. Além disso, nós também ministramos cursos in company para empresas que desejam elevar o nível técnico do seu time.

O desafio está sendo muito legal. O time de desenvolvedores da Codevance é muito competente. Dividir meu tempo entre ser líder técnico, gestor de projetos e diretor comercial tem sido uma experiência completamente enriquecedora.

Sinto que esses são só os 10 primeiros anos dos próximos 100 que virão, cheios de tecnologia e empreendedorismo!

Caso tenha interesse em algum dos serviços acima, fique a vontade para entrar em contato conosco. Pode ser pelo site da Codevance, pelo e-mail, pelos comentários aqui embaixo, pelo twitter, pelo facebook, pelo linkedin, pelo Instagram, pelo meu whatsapp ou pelo meu telegram.

Abraços