Skip to main content

Disciplina e Produtividade: Criação e manutenção de hábitos

Fala pessoal, tudo bem?

Me chamo Moacir Moda, tenho 25 anos e sou de São Paulo – SP. Há cerca de dois anos me tornei um “desempregado” por opção, e acredito que essa foi a mais acertada de minha vida. De lá pra cá fui amadurecendo e entendendo como é a vida de um profissional autônomo, e, depois de bater cabeça e quebrar a cara algumas vezes, creio que consegui chegar em uma boa rotina de trabalho. Minha intenção é tentar compartilhar alguns hábitos de produtividade que adotei e que vem dando bons resultados.

 Hoje sou um desenvolvedor freelancer especialista em Python. Possuo CNPJ, estou envolvido atualmente em dois projetos profissionais (como freela) e sigo trabalhando pesado em um projeto pessoal de fonte de renda recorrente. Este blog foi criado com o principal intuito de compartilhar dicas técnicas, além de escrever sobre minhas impressões sobre o mercado de TI e o lifestyle autônomo, e para estrear em grande estilo, quero falar sobre disciplina.

Tradicionalmente, toda vez que ouvimos falar de alguém que trabalha em casa, nós pensamos em alguém que acorda tarde a hora que quer, toma um café, cola para o Ibira, dá um rolê de bike, volta, trabalha umas 2h, almoça, assiste um pouco de TV, trabalha mais um pouquinho, toma uma breja, trabalha mais um pouco, assiste um episódio de Breaking Bad, janta, trabalha mais um pouco e vai dormir. O sonho de qualquer um. Só existe um problema com esse estilo de vida: ele NÃO FUNCIONA! Um profissional autônomo, que faz home office, PRECISA encarar a sua rotina de trabalho como sendo uma rotina de trabalho normal. Você precisa ter horário para acordar, horário para almoçar e horário para parar de trabalhar. Eu digo isso não porque quero parecer piegas, ou porque sou uma pessoa sem auto-controle e “preciso” de rotina, eu digo isso só por um motivo…

Rotina = PRODUTIVIDADE

A partir do momento que você se torna um autônomo, você se torna um empreendedor. A partir do momento que você se torna um empreendedor, você se torna responsável por FAZER (e não ganhar) o seu próprio dinheiro. Um empregado receberá seu salário sendo produtivo ou improdutivo, já você não. E, além do mais, quanto mais você trabalha, mais você ganha. Não vou entrar nos méritos das vantagens e desvantagens da questão CLT x Empreendedorismo (e também acho que todos esses hábitos não servem somente para profissionais autônomos ou que trabalham em casa), meu ponto aqui é outro. Quero falar sobre produtividade e sobre disciplina.

Conforme li em alguns livros e pude comprovar na prática, existem estudos que apontam que, quando você insere alguns hábitos diários em sua rotina (de preferência logo após acordar), fica muito mais fácil você se motivar para o resto do seu dia. Como este é um post de estreia e de introdução não quero me alongar muito, só quero deixar registrado algumas dicas que me tornaram uma pessoa bem mais disciplinada e produtiva. Em posts futuros comentarei com mais detalhes cada dica citada aqui, bem como suas fontes e locais para encontrar novas dicas. Eis algumas delas:

Acorde cedo

Quanto mais cedo você acorda, mais cedo você poe sua cabeça para trabalhar, além de ter uma sensação de olhar para o relógio e perceber que você já fez muita coisa e ainda são 10h da manhã. E entenda que “fazer coisas” não significa somente trabalhar, mas sim atividades das mais diversas possíveis. Você indo dormir às 23h-00h e acordando as 07h, terá suficentes 8h de sono e poderá começar seu dia bem cedo.

Faça algum tipo de exercício

Particularmente, eu odeio academia. Até gosto de correr porém, além de ser preguiçoso, não é algo que me desperte um interesse acima do normal. Até que, a cerca de 3 semanas, comecei a fazer algo muito simples: caminhar 5km todo dia. Uma atividade que não demanda praticamente esforço algum. Eu acordo, escovo os dentes, tomo meio litro de água, coloco o tênis, o fone e saio andando pelo bairro. Em jejum mesmo (porque quero emagrecer). Atividade física libera endorfina, que trás sensação de bem estar para o resto do dia, te deixando mais disposto.

Ouça livros e/ou podcasts

Já que o assunto é produtividade, que tal usar essa caminhada para ouvir algo que gere conteúdo? Deixe a música para o momento de lazer, ou para quando a atividade que estiver fazendo exija concentração. Toda a vez que estiver fazendo algo mecânico e “automatizado” ouça um livro ou um podcast. Caminhar, dirigir, malhar, são alguns exemplos.  Quando não estiver fazendo nada, precisando fazer hora, faça isso também.

Existe um aplicativo chamado Ubook, que, por R$ 19,90, te dá acesso a centenas de livros para você escutar. Foi lá que li/ouvi  o Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo de Uma Geração, que é um dos livros mais legais, práticos e fáceis de se ler sobre o tema. Já no campo de podcasts, indico dois que são ótimos: GVCast, comandado pelo Flávio Augusto e Mundo Raiam, comandado por Raiam Santos. No futuro tenho a intenção de falar mais sobre podcasts e explicar porque sou viciado neste formato de informação.

Leia pelo menos 30min todo dia

Você não tem ideia o quanto te faz bem você ler todo dia. Esse foi, de longe, o melhor hábito que consegui desenvolver. Quando falo ler, falo em livros, e não artigos, facebook, etc. Livro é a forma mais rápida e barata de se adquirir conhecimento, sem contar a quantidade de insights gerados. Tornar o ato de ler livros em um hábito diário é quase uma obrigação para quem almeja sucesso na vida. E, já que vai começar com o hábito, leia, na ordem, esses três, para já começarmos chutando a porta e mudando radicalmente o mindset: O Poder do HábitoA Educação dos Futuros Milionários e Trabalhe 4 Horas por Semana. Leia os três e me conta se você mudou sua percepção da vida.

Planeje seu dia (to-do lists)

Faça uma to-do list antes de começar seu dia com tudo o que você precisa fazer, tanto pessoal quanto profissionalmente. Faça primeiro as atividades que demandam maior esforço mental e maior nível de complexidade. Deixe as atividade mais automáticas e “burras”, como pagar uma conta, para o fim do dia. Só pare de trabalhar depois de realizar todas as tarefas, ou quando ultrapassar 10h de trabalho.

Fazendo uma to-do list você norteia seu dia de forma mais produtiva. Sem contar a sensação de dever cumprido no fim do dia.

 Conclusão

Espero que essas pequenas dicas te ajudem a se organizar e se disciplinar, como me ajudaram. Hoje eu tenho uma rotina de praticamente 12h diárias produtivas. Acordar as 7h, caminhar pelo menos uma hora ouvindo livros ou podcasts, tomar café da manhã e ler algum livro por meia hora, me ajudam a fazer com que as minhas próximas 8h de trabalho sejam mais produtivas. Fique ligado que nas próximas semanas farei alguns posts específicos sobre alguns itens citados.

Espero que tenham curtido e continuem acompanhando pois escrever um post/semana está na minha lista de novos hábitos rs.

Gostou? Não gostou? Discorda? Deixe seu comentário e vamos evoluir juntos!

Abraços

  • Vinicius Henrique

    Se está caminhando em Jejum, você está fazendo isso errado para emagrecer! Hehehe Fica a dica! Muito bom o post.. parabéns

    • Moacir

      Sério?? Vou pesquisar sobre o tema então…

      Valeu o comentário!
      Abs

  • Todas as dicas são muito boas. Eu comecei a usar listas to-do há algum tempo e realmente tem me ajudado muito. No começo foi no papel mesmo, depois encontrei o http://todoist.com/

    • Moacir

      Boa dica, Adriano! Vou conferir.

      Atualmente eu uso o Evernote para tudo o que se diz respeito a organização. Tem me ajudado muito.

  • ffreitasalves

    Cara, lembrei desse post agora há pouco e voltei pra agradecer e deixar um testemunho.
    Eu nunca fui muito de podcasts e tinha um preconceito infundado com audiobooks mas ano passado resolvi dar uma chance.
    Essa dica que você dá de caminhar ouvindo alguma coisa é matadora. Comprei o pocketcasts um app pra download de podcasts que é sensacional e vc pode baixar pra ouvir depois ou ouvir via stream e assinei o audible da Amazon. Agora ouço podcasts ou audiobooks quase que diariamente e 2 a 3 vezes por semana faço parte do caminho até minha casa a pé só pra ouvir um episódio ou capítulo. Isso só tem me feito bem! Valeu!

    • Moacir

      Que bom que ajudou mano! Eu uso Podcast Addict para android. Ele faz todas as funções que vc citou, porém é de graça. Quanto a voltar andando do trabalho, que legal! Essa pegada de “otimizar a vida” me interessa muito. Com uma mudança só você se exercita, aumenta conhecimento e se entretem, sem nenhuma mudança drástica de tempo e de rotina.

      Parabéns! Fico feliz em ter ajudado. Abs

  • Juliana Neres

    Dicas sensacionais, mesmo não sendo autônoma sigo boa parte dessas dicas, principalmente a de acordar cedo, o dia rende mais.
    Aderi o hábito de ouvir podcasts ano passado e minhas horas de caminho para o trabalho começaram a parecer mais curtas, sem contar o zilhão de informações que você absorve.
    Estou lendo o poder do hábito e é um livro incrível (embora eu esteja demorando pra terminar), com a leitura dele você começa a perceber a quantidade de hábitos bons e ruins que tem e como muitas vezes influência no seu comportamento e você nem percebe.